DICAS PARA INICIAR BEM O DIA


O dia a dia dos brasileiros não está fácil. Todos os dias é aquela correria danada, trânsito, crise econômica e violência. A realidade está bastante estressante e tem–se que ter flexibilidade e jogo de cintura para lidar com todos os compromissos do dia. Mas você pode introduzir em sua rotina hábitos que façam com que seu dia seja mais leve e saudável? A resposta é sim. Você geralmente tem autonomia sobre suas escolhas, mesmo vivendo uma realidade desafiante. Mesmo não encontrando em um primeiro momento saída, se esfriar a cabeça, respirar fundo, você perceberá que pode fazer pequenas mudanças que trarão mais qualidade de vida.

Por exemplo, se tem o hábito de acordar atrasado(a) e começar o dia naquela correria para sair de casa no horário, coloque o despertador para despertar mais cedo (não se permita ficar mais tempo na cama, quando esse tempo custa caro, quando ele tira a sua paz e equilíbrio). Tome seu café e se arrume tranquilamente. Se faz questão de ficar alguns minutos na cama, coloque o despertador para tocar pensando nesse momento que ficará a mais, mas nunca negocie com sua paz de espírito... Se você vai se atrasar e começar o dia aos tropeços, reflita como não valem esses minutos a mais na cama.

Faça um café da manhã gostoso, pense nele já no dia anterior, planeje o que precisa comprar para ter um café da manhã prazeroso. Compre frutas, queijo branco, suco de laranja, pense no que gosta e no que lhe faz bem. Fazer uma refeição gordurosa pela manhã irá sobrecarregar sua digestão o e o deixará mais lento e provavelmente irá prejudicar seu ânimo. Vamos lembrar que os alimentos são muito importantes para nossa saúde e na realização de nossas atividades.

 Quem nunca comeu uma feijoada e sentiu-se com sono e pesado após a refeição? No café da manhã é o mesmo princípio, opte por alimentos que dão energia, mas que não sobrecarreguem seu organismo na hora da digestão. Se tiver dificuldade em pensar nesses alimentos, procure um nutricionista ou um médico nutrólogo para saber quais são esses alimentos, pensando em seu caso especificamente, pois cada indivíduo tem uma necessidade especifica e é importante essa investigação, caso a caso.

Você tem tempo pela manha para fazer uma caminhada? Pense nisso e veja se dá para planejar dar uma volta antes de iniciar o dia de trabalho. Se precisar sair muito cedo para conseguir chegar ao trabalho, saia um pouco antes para dar nem que seja uma volta no quarteirão antes de entrar no trabalho. Vai ouvindo música, separe um repertório de músicas que levantam seu astral. Trabalhe para que seu dia seja melhor e mais interessante.  Leve sua atenção ao canto dos pássaros, mesmo na cidade vemos diariamente árvores repletas de pássaros que cantam e não são ouvidos... Ouça... Assista o nascer do sol... Agradeça esse novo dia que se inicia cheio de oportunidades. A gratidão é um sentimento importante para melhorar a qualidade de vida. Exercitar a gratidão, aumenta a nossa percepção das coisas boas que acontecem à nossa volta. 

Todos os dias somos rodeados de acontecimentos positivos, mas precisamos exercitar o olhar para conseguir enxergar. A gratidão traz uma sensação gostosa que a vida está seguindo seu curso e tudo tem um sentido e propósito e que você é uma parte importante nesse processo. Engaje-se em uma causa que envolva caridade, doar-se ao outro faz com que você amplie seu universo, seus problemas tomam outra proporção, tornam-se menores e você mais capaz de superá-los ou de ao menos lidar melhor com eles.  Procure e se engaje num grupo beneficente onde possa doar-se, seja com crianças, adultos necessitados ou idosos. Sinta-se útil, necessário e importante. Você faz diferença no mundo pelo fato de estar nele, tornando-o mais rico e interessante. Namaste.


Mayra Zimmerl Moreno, psicóloga e psicanalista.
www.vidatotal.com.br

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